23/03/2011 - O trabalho com criança, adolescente e jovens é uma das prioridades entre as ações de inserção social promovidas pelo Projeto Tamar/ICMBio. ↓
O trabalho com criança, adolescente e jovens é uma das prioridades entre as ações de inserção social promovidas pelo Projeto Tamar/ICMBio, que após 30 anos de atividade está formando a primeira geração que cresceu sob sua influência. Em todos os programas, o Projeto conta com a ajuda de vários setores sociais, inclusive a empresa privada, que sempre apoia essas iniciativas.
Há vários programas em curso, executados dentro das bases de pesquisa, nas escolas ou através de organizações comunitárias parceiras. Destaque para o Tamarzinhos e a creche-escola (Bahia); a oficina de papel reciclado (São Paulo); os agentes locais e as brigadas ecológicas (Ceará); bibliotecas e centro digital (Espírito Santo); e os grupos de capoeira (Sergipe).
Um bom exemplo é a Oficina de Papel Reciclado, mantida pela base de Ubatuba/SP, que tem o patrocínio local da Arcor. A oficina produz sacolas, pastas, caixas artísticas e está se especializando também na produção de papel reciclado para cartões de visita, certificados e convites especiais. Funciona em dois turnos e atende a cerca de 20 jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de desenvolvimento pessoal, formação profissional e geração de renda, pois 60% dos recursos arrecadados são distribuidos entre os participantes.
Paralelamente, a Oficina viabiliza a freqüência em cursos de informática, idiomas e atividades esportivas. Com apoio da iniciativa privada, os jovens fazem, por exemplo, o Curso de Inclusão Digital, oferecido pela Zeus Informática; também estudam inglês, através de parceria com a NeW BP-Escola de Inglês. Para ganhar bolsas parciais ou integrais desses cursos, os jovens mais antigos na Oficina, com idade acima de 15 anos, têm a preferência na hora da seleção.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha