PAGINA INICIAL

HISTÓRICO TAMAR - UBATUBA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO SOCIAL

BASE DO PROJETO TAMAR

PARCEIROS E PATROCINADORES

LOCALIZAÇÃO

Praias de Ubatuba

Pousadas em Ubatuba

 
 
Educação ambiental e inclusão social, outra prioridade do Tamar
 

Grande parte do trabalho de educação ambiental, inclusão social e geração de renda desenvolvida pelo Tamar em todo o país é dirigida crianças e jovens carentes das comunidades costeiras onde o Projeto atua. Os programas do Tamar, muitas vezes representam a única chance para filhos e filhas de pescadores aprenderem um novo ofício, são eles também que levam para o futuro a mensagem conservacionista do Projeto.

A Base de Ubatuba é uma das que se destacam nesse trabalho, através de programas como a Oficina de Sacolas de Papel Reciclado e o Projeto Cuidados com a Vida.
A Oficina de Sacolas de Papel Reciclado foi criada em 1997, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, a oficina atende em dois turnos, crianças e adolescentes entre 9 a 17 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, moradores dos bairros adjacentes ao Projeto Tamar. Para participar é fundamental que estejam matriculados e freqüentem a escola regularmente.

A oficina produz 7 mil sacolas de papel por mês e uma nova linha de papelaria está para ser lançada, as sacolas são usadas nas lojas do Tamar em Ubatuba e em uma loja franqueada na grande São Paulo.

Do recurso total arrecadado com a venda das sacolas, 60% são repartidos entre os integrantes da oficina de acordo com a produção de cada um, o restante é utilizado na compra de material para confecção das sacolas.

O Projeto Cuidados com a Vida é realizado com a Cooperativa Educacional de Ubatuba, onde as crianças participam das atividades de campo e aprendem a cuidar das tartarugas marinhas.

A equipe do Tamar também procura encontra colocação para os jovens quando completam 18 anos e precisam deixar o programa, alguns são contratados pelo próprio Projeto, que os aproveitam em outras atividades.

Na praia do Camburi, uma comunidade remanescente de quilombo vive isolada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Com 300 habitantes, não tem energia elétrica, água encanada ou saneamento básico. Com uma enseada de 600 metros de extensão onde fica o rancho dos pescadores, foi um dos primeiros lugares aonde o Tamar chegou quando instalou sua Base no litoral paulista. No início um pescador, o Seu José Lúcio de Oliveira começou a ajudar o Projeto, hoje 12 pescadores colaboram com o Tamar, se aparece uma tartaruga presa na rede de pesca ou alguém precisa de um socorro, é só chamar a Base pelo rádio VHF, que o Tamar mantém instalado na venda do Isaias e do Firmino, sendo o único meio de comunicação com a cidade.

O Tamar implantou no local um de seus programas de inserção social e geração de renda, reunindo mulheres da comunidade em um grupo organizado de costureiras, elas produzem tartarugas coloridas de pano e areia, vendidas nas lojas do Projeto, como prendedores de porta ou objeto de decoração
.

 

   Patrocinador Oficial:

   Apoio:

Ubatuba
hoteisweb
Pousadas e Hotéis nas cidades e destinos turísticos do litoral de São Paulo:
 Guarujá  Bertioga  São Sebastião
 Ilhabela  Caraguatatuba  Pousadas em Ubatuba
 Maresias  Camburi  Juquehy
 Boiçucanga  Itamambuca  Maranduba
Conheça mais destinos turísticos dos litorais sul e norte São Paulo
 Turismo no Litoral    |    Guia de Hotéis  Ubatuba  Ilha Anchieta
 Maresias  Camburi  Boissucanga
 Juquehy  Itamambuca  Guarujá
 Ilhabela  São Sebastião  Caraguatatuba
Site não oficial sobre o Projeto Tamar Base Ubatuba.
Visite o Site Oficial do Tamar:
http://www.tamar.org.br/
Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre, Ubatuba - SP
 Tel: (12) 3832-6202/7014/4046 - E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Dom. à qui - 10h às 18h; sex, sáb, feriados e férias escolares - 10 às 20 horas.
Durante o período letivo fecha às quartas-feiras para manutenção.